Share
Viola Davis vai viver a abolicionista Harriet Tubman

Viola Davis vai viver a abolicionista Harriet Tubman

Na cerimônia do Emmy Awards de 2015 a atriz Viola Davis levou a estatueta pelo papel em How To Get Away With Murder e citou Harriet Tubman em seu discurso que acabou viralizando.

Harriet Tubman, a mesma figura icônica que vem sendo cotada para substituir o Presidente Andrew Jackson na nota de 20 dólares foi uma abolicionista, humanitária e defensora assídua dos direitos humanos. Nascida como escrava, Tubman conseguiu escapar e passou a ajudar outros a fugir dessa mesma vida de servidão. Acabou criando uma rede que ficou conhecia como Underground Railroad onde mais de 70 pessoas, incluindo famílias e amigos, foram salvos por ela. Também participou da Guerra Civil trabalhando como Enfermeira para o Exército da União e anos depois foi ativa sufragista em prol de que as mulheres tivessem o direito ao voto.

É a própria atriz junto com seu marido e outros nomes quem está financiando o projeto que será distribuído pela HBO. Todavia, a cinebiografia não será como tantas outras, o que indica que não provável não veremos os feitos mais conhecidos de Tubman. De acordo com Viola que falou sobre a produção em algumas coletivas do filme Esquadrão Suicida, o filme vai apresentar Harriet após a guerra, quando ela está se redefinindo como pessoa e em busca de uma nova causa. Davis é enfática dizendo que não vão construir uma trama para apresentar uma heroína porque não é isso que ela quer. A atriz quer que todos conheçam a verdadeira Harriet e que assim entendam melhor a importância que ela teve para a história americana e, eventualmente, se tornou uma heroína. Viola deu algumas entrevistas nas quais falou sobre o projeto de forma extremamente empolgada.

harriet
Harriet Tubman é a da esquerda.

Já existe um roteiro quase pronto que está sendo escrito por Kirk Ellis, porém não há data para lançamento, pois estão aguardando que Viola consiga tempo livre nas gravações da série da ABC para que possam iniciar esse projeto.