Share
“Yesterday”: Ontem, hoje e sempre

“Yesterday”: Ontem, hoje e sempre

Há elementos tão naturais, implantados em nossas vidas, que fica até mesmo impossível de imaginarmos uma realidade onde eles possam não existir. Um desses elementos, sem dúvida, são os Beatles.

E é nisso que Yesterday aposta. Dirigido por Danny Boyle e com Richard Curtis no roteiro, o filme parte da premissa apresentada em seus trailers: Um apagão mundial que dura 12 segundos, onde o nosso protagonista Jack Malik (Himesh Patel), andando de bicicleta, acaba sendo atropelado por um ônibus. Ao acordar no hospital, Malik descobre que uma nova realidade foi imposta, os Beatles nunca existiram e só ele se “lembra” de suas músicas. Assim, Malik decide coletar todas as canções que estão, exclusivamente, armazenadas em sua cabeça, e registrá-las como de sua autoria. Se transformando num grande astro do rock.

Mas o que surpreende de fato é que Yesterday vai além dessa simples premissa. O longa explora, de forma concreta, como seria o mundo sem o impacto dos Beatles. E vai além, como seria para o público, no ambiente de fama atual, receber essas canções tão marcantes, num mundo que envolve bastante glamour e gera facilmente vício e idolatria. É bom ressaltar que não é apenas os Beatles não existem nessa nova realidade. Mas, dentro dessa distopia, outras invenções nunca existiram como cigarro, Coca-Cola e até mesmo Harry Potter, o que acaba provocando situações hilárias durante o filme.

Outro acerto em Yesterday é que ao contrário do que se imaginava, o longa apresenta elementos marcantes, apesar de possuir um roteiro leve. Por exemplo, o tom mais sério quando o protagonista precisa lidar com problemas em sua vida pessoal, ao mesmo tempo em que está tendo que conviver com a fama repentina. Além disso, não poderia faltar num filme inspirado nas canções dos Beatles, a utilização do elemento amor. O romance entre o Malik e sua empresária Ellie Appleton (Lily James) é colocado dentro da trama na medida certa, tendo uma cena em especial que promete emocionar bastante.

Concentrando-se um pouco mais sobre as atuações, Himesh Patel brilha na função de encarnar o protagonista. Sabe muito bem separar os momentos cômicos dos mais emocionantes. O lado meio desajeitado do personagem é uma fuga, muitas vezes bem vinda, tendo em vista principalmente na sua relação com o cantor Ed Sheeran. Essa amizade vai além do seu papel na vida real, mas também age, de forma surpreendentemente bem, como um amigo para o protagonista.

Apesar de contar com gratas surpresas, Yesterday não tem a pretensão de ser uma obra prima. Entretanto, cumpre bem o papel que se esperava dele: o de emocionar os fãs dos Beatles.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Danny Boyle 
Roteiro: Jack Barth, Richard Curtis
Elenco: Himesh Patel, Lily James, Sophia Di Martino, Ellise Chappell, Meera Syal, Harry Michell, Vincent Franklin, Joel Fry, Michael Kiwanuka, Karma Sood, Gus Brown, Sanjeev Bhaskar, Karl Theobald, Alexander Arnold, Dominic Coleman
Duração: 1h56min 
Estreia: 29 de agosto