Hora de entender a 2ª temporada de “Demolidor”

Este final de semana foi de pura ansiedade e horas extras assistindo a Netflix. Afinal, todos queríamos assistir num suspiro a 2ª temporada tão aguardada de Demolidor. E depois de anúncios de novos personagens como Punisher e Elektra, o nível de ansiedade certamente atingiu a estratosfera.

Pois bem, a nova temporada veio e não decepcionou. Mergulhada num tom mais sombrio do que antes, Murdock precisou encarar problemas do passado com a chegada da ex-namorada e um novo vigilante nas ruas que possui um código bem diferente do seu. E tudo isso iria bater de frente com a sua vida como advogado, fazendo-o se posicionar sobre um ou outro, o que incluiu até mesmo sua amizade e parceria com Foggy.

Entretanto, para aqueles que estão acompanhando os percalços do Demolidor só agora fica a dúvida se nos quadrinhos as coisas acontecem dessa maneira, e mesmo se a série está conseguindo manter-se fiel as origens dos personagens. E é justamente isso o que irei abordar nesse texto, portanto se você ainda não terminou de ver a segunda temporada, melhor deixar para ler o restante do artigo depois.

Matt Murdock + Foggy Nelson

foggymatt

Sem dúvida a relação entre os dois cresceu bastante nesta temporada e o personagem do Foggy ganhou mais destaque, o que acabou distanciando-o da necessidade de precisar do Matt para funcionar em cena. Agora com uma voz mais ativa, passou a traçar o próprio caminho o que no futuro poderá conectar o universo do Demolidor com o de Jessica Jones, tendo em vista que sua nova chefe é ninguém menos que Jerri Hogarth, papel de Carrie Anne Moss na outra série da Marvel e que lida diretamente com a heroína em questão.

Nos quadrinhos a interação dos dois é similar aquela que estamos nos acostumando a ver no seriado. Foggy não demora a saber da vida dupla que o amigo leva e como isso influencia na profissão dos dois, e óbvio, em sua segurança, passam a discutir com alguma frequência, incluindo longas conversas problemáticas. E acabam seguindo caminhos separados, como ficou claro no último episódio. Porém, a dinâmica da relação dos dois na série é mais de proteção mútua e não tanto de inveja e ciúmes como ficou implícito em alguns momentos nos quadrinhos.

Matt Murdock + Karen Page

karenpagem

A princípio a aparição de Karen nos quadrinhos foi menor e seu papel não era tão importante. Tal qual na série, tornou-se secretária da firma criada por Matt e Foggy e rapidamente despertou o interesse dos dois advogados. Nos quadrinhos tem grande destaque no arco A Queda de Murdock, quando o Demolidor tenta salva-la do vício das drogas e de uma vida de prostituição.

Dessa vez a personagem ganhou mais importância e é provável que nem cheguemos a vê-la trilhar o mesmo caminho que nos quadrinhos e, como mostrado no último episódio, dá a entender que com a revelação de Matt o relacionamento dos dois vai finalmente funcionar. Ou não. Há ainda muitas dúvidas em relação ao papel de Karen tendo em vista que os criadores da série decidiram aproveita-la de outro jeito e ela passou de ser Assistente Legal para Jornalista. O que pode conflitar com tudo o que virá a descobrir sobre o Matt.

Matt Murdock + Elektra Natchios

elektra

Quem nunca ouviu falar nesses dois? Elektra é sem dúvida uma das vilãs mais importantes dos quadrinhos. Opa, peraí, vilã? Sim. Não sei exatamente em que momento ela transcendeu para heroína ou se a colocaram em tal posição, mas, originalmente, Elektra Natchios sempre foi uma vilã e justamente por isso tem essa relação conturbada com Matt que é todo certinho.

Na série o personagem do Stick faz as vezes de pai da moça, dando mais sentido ao nome dado a ela. O que acaba colocando os três em uma situação constrangedora e que também serve para conecta-los, já que Elektra vai atrás de Matt para recrutá-lo na tal guerra que Stick vem se armando contra a organização intitulada de The Hand/Tentáculo no português. No entanto, acaba se irritando quando descobre que seu tutor quer mata-la e é aí que o jogo vira por completo. Descobrimos que Elektra é na verdade o Céu Negro e Stick sabia disso o tempo todo, mas, o que significa exatamente? Parece que Elektra é a encarnação de uma mítica e antiga entidade que o Tentáculo venera e quer usá-la a todo custo para dominarem de ver a cidade.

Nos quadrinhos, Matt e Elektra chegam a fazer parte dos Virtuosos, grupo criado por Stick para combater o Tentáculo no futuro, mas Elektra é expulsa e fica claro que Matt é o “escolhido” pois preferiu seguir o caminho da luz, sendo católico e Elektra que é o contrário dele, sempre nutriu a escuridão dentro de si. Eventualmente ela morre e é ressuscitada pela organização, transformando-se em uma máquina de matar. O que talvez seja o futuro dela na próxima temporada. A essência da personagem foi severamente desvirtuada por essa representação na série que em nada se assemelha aquela dos quadrinhos. Bola fora total. Sem mencionar que a atriz escalada não consegue convencer no papel.

Matt Murdock + Frank Castle (Punisher)

frankm

Os fãs ficaram loucos quando a Netflix anunciou que o Punisher faria parte desta segunda temporada. O personagem havia sido muito mal aproveitado no cinema e ficaram pensando se finalmente teria sua tão sonhada rendição e olha, a atuação de Jon Bernthal não decepcionou ninguém. O ator conseguiu acertar no tom do personagem e nos fazer torcer por ele durante a temporada, mesmo que ele e o Demolidor estejam em lados opostos.

Frank Castle é o que podemos chamar de “pobre diabo”. Teve a família dizimada e ainda pintaram um retrato dele irreal e que por falta de opção melhor, acabou aceitando e vestindo a carapuça. Por várias vezes no seriado é dito que Castle vive em constante estado de War Zone/Zona de Guerra, fazendo menção a clássica HQ do personagem e até título de um dos infames filmes.

Ele aparece pela primeira vez nos quadrinhos do Homem-Aranha para matar o cabeça de teia, mas o personagem ganha certa popularidade e consegue alçar voo solo. Seu caminho acaba cruzando com o do Demolidor no arco de Ano Um/Year One que foi utilizado no roteiro da série. Só que ao invés de um personagem x para ser o advogado de Frank, colocaram Murdock e Nelson no papel. Consequentemente Frank acaba sendo preso e encontrando com Fisk na prisão, o que não ocorre nos quadrinhos. Todavia, aquela cena no telhado é exatamente igual a mostrada na série quando os dois discutem seus princípios como vigilantes e um tenta convencer o outro de que está fazendo o que é certo para Hell’s Kitchen. Ter Bernthal no papel foi um dos maiores acertas aqui.

 Matt Murdock + Wilson Fisk (Rei do Crime)

spiderking15

Era meio óbvio que um personagem tão importante quanto o Rei do Crime não seria deixado de lado. Ele não morreu, foi apenas preso e sabemos que todos os vilões não conseguem se manter atrás das grades por muito tempo. Vide o Coringa e suas muitas escapadas de Arkham Asylum.

Fisk e Murdock tem uma longa história de confrontos por conta de Hell’s Kitchen em diferentes momentos dos quadrinhos. O vilão primeiro corria atrás do Homem-Aranha e depois passou a ser inimigo direto do Demolidor. Quando deixou o crime organizado de lado, a pedido de sua amada Vanessa, passou a gerenciar uma das filiais da Hidra em Las Vegas. Na série, com o surgimento dessa nova organização intitulada Tentáculos e que, parece um novo nome para a Hidra, convenhamos, pode-se supor que os dois irão se aliar em algum momento. Fisk não é burro e sabe que não tem tanto poder para derrubar essa organização se quiser manter um pouco do seu status na cidade.

Easter Eggs

motivos-ver-demolidor-atlas

E como não podia deixar de ser tivemos muitos easter eggs memoráveis, entretanto, irei destacar os mais gritantes que foram relacionados a outros dois personagens de séries da Netflix: a Jessica Jones e o Luke Cage. Ambos foram mencionados por outros personagens e no último episódio vemos que o escritório do Foggy e Matt fica de frente para o Atlas Investigação, que é o escritório da Jessica Jones. Logo, esse povo vai se esbarrar a qualquer momento. E como Claire se demitiu, talvez seja ela a responsável por apresentar Cage ao Matt. Quem sabe?

Por enquanto, fico no aguardo de mais notícias sobre a 3ª temporada e a nova de Luke Cage que estréia em 30 de Setembro.

Melissa Andrade

Jornalista, Crítica de Cinema há mais de 10 anos, Podcaster, extremamente curiosa, com incontáveis pequenos conhecimentos em diversas áreas e Marvete com orgulho!