O melhor da Disney em 16-bit!

Parece que esse é o ano de sermos nostálgicos com tantas coisas do passado voltando para nos fazer felizes, como no caso do Nintendinho. Agora, para os fãs da Disney, chegou a hora de revisitar clássicos que nos fizeram quebrar a cabeça, pois não eram jogos lá muito fáceis, mesmo levando o selo da Walt Disney.

De qualquer forma, era divertido ser aquele a controlar os personagens e participar da história em cenários conhecidos ou novos. O primeiro game lançado com selo da Disney foi em 1981 e os mais conhecidos saíram alguns anos depois e outros ainda foram remasterizados.

A plataforma GOG.com relançou três títulos: O Rei Leão, The Jungle Book e Aladdin. Só que resolvi acrescentar outros nessa lista também, confira abaixo!

DUCKTALES (1989) 8-bit

Se você concluiu com “uuhuu” não se preocupe, não é o único a fazer isso. A turma de Patópolis fez a tarde de alguns de nós na televisão e foi transportada direto para os nossos consoles favoritos. Porém, Tio Patinhas é o personagem principal e temos que ajuda-lo a coletar tesouros ao redor do mundo para aumentar ainda mais a sua fortuna. O game fez tanto sucesso que ganhou uma versão remasterizada em 2013.

CHIP’N’DALE RESCUE RANGERS (1990) 8-bit

Os dois esquilos foram introduzidos primeiramente em desenhos do Donald e responsáveis por atormentar a vida desse pobre pato. Com o sucesso acabaram ganhando sua própria série de televisão e, com isso, por que não um game também? Eles precisam resgatar o gatinho de uma menina, mas são atacados por estranhos robôs e a Geninha é sequestrada e, então, precisam resgatá-la. O jogo é parecido com qualquer outro de plataforma, com cada personagem tendo habilidade diferente e apenas 3 vidas, sem continue ou password.

CASTLE OF ILLUSION (1990)

Mais um game clássico, muito bem recebido pela crítica, e que também ganhou remake em 2013. Mickey precisa salvar a Minnie das mãos da bruxa Mizrabel que quer roubar a juventude dela. É um jogo side-scrolling e o Mickey adentra o castelo e visita vários mundos para conseguir reunir as sete gemas, possíveis após derrotar cada um dos chefões, para construir um arco-íris e chegar no local onde a Minnie está sendo mantida prisioneira. O gameplay é bem básico, Mickey pula na cabeça dos bandidos para derrota-los ou atirar maçãs e dardos nos oponentes.

DARKWING DUCK (1992)

Provável que seja um personagem um tanto obscuro e conhecido por poucos, com exceção do Capitão Boeing. O game é oriundo do desenho feito para a televisão onde vemos o Darkwing Duck atendendo a um pedido para investigar a crescente de crimes que estão acontecendo em St. Canard. É um típico jogo de plataforma e conforme você vai finalizando três fases, mais três vão abrindo e você vai ter que enfrentar o Bico de Aço, um vilão dos desenhos.

ALADDIN (1993)

Quem não conhece a história do ladrão de Agrabah? O game feito pela CAPCOM segue a mesma linha da animação, com a diferença de ter expandido alguns cenários e aproveitando outros. O mega drive tinha também a sua versão do game, só que aqui Aladdin carregava uma espada e não apenas jogava maçãs. Aladdin não enfrenta muitos obstáculos e apenas alguns chefões, sendo o Jafar o mais importante. As fases mais interessantes eram a do Gênio e da caverna.

THE JUNGLE BOOK (1994)

Assim como Aladdin, os jogadores controlam Mowgli tendo que atravessar a floresta para conseguir chegar na aldeia dos homens. Ele vai precisar enfrentar os perigos da selva e, claro, o temido tigre Shere Khan que quer destruí-lo. Mowgli precisa passar pelos inimigos com suas habilidades de pular ou escalar, além de pegar itens como bananas para atirar nos inimigos.

O REI LEÃO (1994)

Talvez seja um dos títulos mais conhecidos dessa época. Possivelmente, devido ao tamanho do sucesso que a animação teve e ainda tem entre os fãs. Acompanhamos o Simba desde sua exploração na floresta com a Nala, o cemitério de elefantes, fugindo da manada e vendo a morte do Mufasa, enfim, todas as cenas que são importantes e icônicas da animação. Com a grande diferença que era bem, bem difícil de conseguir acertar os pulos do leãozinho, além de outras habilidades necessárias. Mas, muito prazeroso.

E essa foi a saudosa lista de clássicos da Disney que passaram pelos nossos consoles naquela época e que retornam em novas plataformas para que mais pessoas consigam aproveitar esse games como aproveitamos.

Melissa Andrade

Jornalista, Crítica de Cinema há mais de 10 anos, Podcaster, extremamente curiosa, com incontáveis pequenos conhecimentos em diversas áreas e Marvete com orgulho!

One thought on “O melhor da Disney em 16-bit!

  • 19 de setembro de 2016 em 01:46
    Permalink

    Alguns dos games citados eu joguei e lembro com muito carinho deles, só discordo que o melhor game baseado no filme Alladin foi o do Master System.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *