OnBox: “Gilmore Girls” – 2ª Temporada

gradebmaisLorelai e Rory passaram por muitas provações na primeira temporada, principalmente com a entrada da garota na escola particular Chilton e os jantares em família. O que essa temporada reservou as garotas Gilmore?

A temporada começa com Rory e Dean brigados e Lorelai as voltas com os planos de seu casamento com Max. Só que as coisas saem do controle e Lorelai decidi fugir no dia do casamento e leva a filha para uma viagem não planejada, deixando todos para trás, incluindo o próprio noivo. Enquanto isso, Rory precisa lidar com o fato de Dean ter se declarado e ela não ter respondido de volta. Parece que as duas não sabem mesmo lidar com o amor.

ggsnd4

A viagem aproxima ainda mais as duas quando Lorelai decide levar Rory até o campus de Harvard, faculdade do sonho de ambas e a razão dela ter aceitado a chantagem dos pais de jantar lá toda Sexta-feira. Só que ao voltarem para casa, os problemas continuam e mais, parece que vão apenas aumentar com a chegada de Jess (Milo Ventimiglia), o sobrinho de Luke, e que se aproxima de Rory já que os dois nutrem um amor especial pela literatura. Christopher decide se mostrar um pai mais presente na vida da filha, bagunçando um pouco a cabeça e o coração de Lorelai, mesmo ele estando num relacionamento.

Essa temporada mostrou um claro amadurecimento para a Rory e o contrário para Lorelai. A garota decide enfrentar todos na cidade quando ficam contra Dean e, novamente, quando ficam contra Jess após o acidente de carro que os dois sofrem. Rory parece mais decidida a desconstruir a imagem de boa menina que todos tem dela e demonstrar que tem tanta fibra e determinação quanto qualquer outra pessoa. Tal atitude ajuda a melhorar seu relacionamento com Paris e as outras meninas em Chilton. Porém, a chegada de Jess serve apenas para que ela coloque na balança sua relação com o Dean e se realmente o ama ou está com ele porquê é o que todos esperavam dela, incluindo a própria. Essa mudança repentina surpreende até mesmo Lorelai que fica um tanto incomodada com o fato da filha estar se separando dela como pessoa e fazendo escolhas que ela nunca teria feito, como ir no baile de debutantes, por exemplo.

E o que dizer de Lorelai? Não se pode ter tudo nessa vida, certo? Ela é divertida, inteligente, excelente amiga, boa nos negócios, mas, no quesito vida amorosa e amadurecimento pessoal, tem muito chão pela frente.

ggsnd7

Aparentemente ela não estava pronta para tomar decisões mais sérias em relação a sua vida amorosa e por isso preferiu terminar o noivado com o Max, jogando a culpa de tudo na filha que sempre esteve ao seu lado apoiando e afirmando ser total a favor. A verdade é que a própria Lorelai não estava pronta para as mudanças que um casamento implica. No fundo ela não queria que nada mudasse, e com o retorno de Christopher, só ficou claro que esse tempo todo ela estava esperando por ele, só que, bem, ele não ficou esperando por ela. Por que deveria? Qual seria o sentido? É então que ela joga o discurso mais egoísta para cima dele a fim de ficar bem com si mesma. Por que no fim, querendo ou não, ela só se preocupa mesmo com o bem estar dela e da filha e problema dos que estão em volta. Isso fica claro mais de uma vez nessa temporada, tanto com seus pais, com quem sempre bate de frente e, até mesmo com o Luke por causa do Jess. Ela não tenta argumentar com o amigo, apenas vocifera um monte para cima do dono da lanchonete, o deixando sem reação e resposta.

ggsnd6

A segunda temporada termina com o casamento de Sookie e Jackson, simples e elegante, como eles queriam, Rory constatando que vai ter que se conformar com o Dean, mesmo tendo beijado Jesse e gostado e, Lorelai, depois de se entender com Christopher, precisa abrir mão do amor da infância, de novo, já que a namorada dele está grávida e ele não pretende deixar outra na mão. Foram dias conturbados para as garotas Gilmore.

legendagrades1

Melissa Andrade

Jornalista, Crítica de Cinema há mais de 10 anos, Podcaster, extremamente curiosa, com incontáveis pequenos conhecimentos em diversas áreas e Marvete com orgulho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *