Recap: “The Magicians” – Unauthorized Magic

Tratar do tema ‘mágica’ em filmes e séries pode parecer simples, mas não é. Quando se trata de algo sobrenatural ou místico, fica difícil desenvolver um enredo interessante sem que pareça bobo demais. E, convenhamos, nem sempre o que funciona nas páginas dos livros, de onde grande parte desse material é retirado, funciona nas telas, sejam grandes ou pequenas.

A nova série do canal Syfy, The Magicians, com um único episódio lançado, ainda não conseguiu demarcar bem seu terreno. Todavia, a semente da curiosidade foi plantada.The-Magicians

Quentin Cloudwater é um rapaz introspectivo e que tem dificuldades em sentir que pertence a algum lugar. Porém, nada disso fica claro e parece apenas que o personagem tem problemas que não são explicados e relevamos. Com o caminhar do episódio ele perde a entrevista para Yale e descobre novo volume de uma série de livros do qual sempre foi fã. Obcecado na verdade, para que aquilo fosse real, então ele vira uma esquina, enquanto está lendo o livro e cai dentro de um jardim, numa faculdade, em outro lugar. Um rapaz o leva direto para a sala de provas e ele mesmo sem saber aonde está o acompanha. Sua melhor amiga também acaba parando no mesmo lugar, com a diferença que ele consegue passar na prova e ela não. E adivinhem? A garota não fica nada feliz com isso e sabemos que vai dar confusão lá na frente.

A tal Universidade se chama Brakebills e abriga alunos com diversas habilidades mágicas e mesmo que Quentin tenha impressionado o Reitor e a banca de professores, não sabemos em qual categoria ele se encaixa, existem muitas. Sabemos apenas que de alguma forma, também não explicada, ele é importante numa questão futura. E quando está começando a entender o que acontece ao seu redor, passa a ter sonhos premonitórios que lhe colocam de dupla da aluna exemplar e solitária da faculdade, Alice. Óbvio que os iniciantes em magia fazem algo que não deveriam e desencadeiam um evento aterrorizante que encerra com o episódio piloto matando um personagem de valor.

Magicians_hero_101A

The Magicians é baseada nos livros do autor Lev Grossman e teve encomenda de 12 episódios pela emissora Syfy. O episódio piloto é bastante nebuloso e joga muitas informações aleatórias para o espectador sem responder a nenhuma delas. É possível deduzir qual será o caminhar da trama, mas é o máximo que dá para fazer, em especial para quem desconhece a história dos livros.

As atuações são rasas e simplórias, mas se tratando de atores novatos também dá para relevar. Nenhum deles consegue de fato cativar o espectador a ponto de que queira saber mais sobre ele. O que tem esse efeito é a trama e mesmo assim, bem de leve.

A série retorna em 25 de Janeiro com episódio duplo e espero que tenha mais respostas a apresentar como também uma posição de como será a trama.

Melissa Andrade

Jornalista, Crítica de Cinema há mais de 10 anos, Podcaster, extremamente curiosa, com incontáveis pequenos conhecimentos em diversas áreas e Marvete com orgulho!

3 thoughts on “Recap: “The Magicians” – Unauthorized Magic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *