Vem aí o Dark Universe!

No final de Maio a Universal Pictures anunciou, assim como quem não quer nada, sobre a nova leva de filmes que vão fazer parte do Dark Universe. E o que seria isso?

Bem, o Dark Universe vai englobar os maiores monstros do cinema em remakes que vão ser lançados ao longo dos anos começando com A Múmia que estreia em 08 de Junho no Brasil e tem a atriz Sofia Boutella no papel título, além de Tom Cruise e Russel Crowe como Dr. Jekyll. E quem seriam esses monstros?

São os monstros clássicos do cinema de horror e que por muitos anos foram considerados Filme B ou Trash, mas que ganharam status de cult e clássico devido a sua importância para a sétima arte nos anos de 1920 a 1950. Os filmes eram todos feitos em preto e branco, com baixo orçamento, alguns não tinham som, com efeitos especiais questionáveis e atores não tão conhecidos do público, mas que tornaram-se ícones depois como Bella Lugosi e Boris Karloff. Contudo, esses filmes trouxeram para a tela os monstros mais memoráveis como o Conde Dracula, a Múmia, Frankenstein (monstro), O Homem Invisível, Lobisomem, O Fantasma da Ópera, A Noiva do Frankenstein, Dr. Jekyll e Mr. Hyde e o Monstro da Lagoa Negra.

E aqui vai um pouco da história original de cada monstro em ordem cronológica de lançamento no cinema:

O Fantasma da Ópera

Lançado em 1925 como um filme mudo de horror, o Fantasma assombra a Opera House de Paris, causando mortes e pânico entre os atores na tentativa de que sua amada Christine Daaé consiga o papel principal nas peças. Após o novo gerente se recusar a lhe dar acesso ao seu balcão cativo, o Fantasma começa então a fazer aparições para as demais bailarinas da ópera e até mesmo para a cantora principal, exigindo que ela ceda seu lugar para Christine que acaba ganhando um Mestre a quem deve obedecer.

Dracula

O longa foi levemente baseado em uma peça de teatro como também no livro escrito por Bram Stoker onde um viajante vai até o castelo do Conde Drácula para tratar de negócios, mesmo sendo avisado pelos moradores locais que lá habitam vampiros, o viante não acredita. Não demora ele é hipnotizado pelo charmoso Conde Drácula levando-o até Londres onde começa a fazer outras vítimas e se encanta com a jovem Mina.

Frankenstein

Todo mundo acha que o monstro se chama Frankenstein quando na verdade ele não tem um nome e o cientista é que é o verdadeiro Frankenstein. O filme é baseado no livro de Peggy Webling que por sua vez é baseado no livro da Mary Shelley cuja trama gira em torno de um cientista e seu assistente que desenterram um corpo para construir um homem o qual possam reviver através de eletricidade, porém, o assistente acaba dando a criatura o cérebro de um assassino.

A Múmia

Uma equipe de arqueologistas descobrem a tumba do clérigo Imhotep e acidentalmente o trazem de volta à vida. Eles descobrem que Imhotep foi mumificado vivo como forma de punição por tentar ressuscitar sua amada. Imhotep escapa dos arqueologistas e passa a viver entre os humanos procurando a reencarnação de Ankh-es-en-amon, a qual encontra 10 anos depois em uma garota chamada Helen.

O Homem Invisível

Baseado na ficção científica escrita por H.G. Wells e que foi publicado em 1897, a história gira em torno do Dr. Jack Griffin, um químico que descobriu o segredo para a invisibilidade enquanto conduzia experiências com uma droga chamada de monocane. Com isso, perde o juízo e decide começar um reino de terror na Inglaterra ao matar algumas pessoas aqui e ali.

Noiva do Frankenstein

É considerado uma das poucas sequências que se tornou melhor que o primeiro filme e segue um subplot criado por Mary Shelley em seu livro de 1818. Um amargurado Henry Frankenstein que abandonou seus planos de criar vida acaba sendo coagido por seu antigo mentor e também pelo monstro que criou a repetir o processo, só que dessa vez para construir uma companheira para o Monstro.

Lobisomem

Tentando retomar os laços com o pai após a morte de seu irmão, Larry retorna para a pacata vila onde morava e rapidamente cai de amores por uma moça chamada Gwen. Porém, ao salvar a melhor amiga dela do ataque de um lobo, acaba sendo mordido pela criatura e informado pela feiticeira local que terá o mesmo destino que seu filho, aquele a quem matou para salvar a garota e que também vai se transformar em lobo. Larry então começa a atacar as pessoas do vilarejo mesmo que ainda retenha algumas memórias e tente ao máximo não se transformar na criatura.

Dr. Jekyll e Mr. Hyde

O personagem é baseado no livro de Robert Louis Stevenson que foi publicado originalmente em 1886. O livro gira em torno do advogado Utterson que começa a investigar o estranho comportamento do seu amigo Dr. Henry Jekyll que trava uma batalha interna com sua dupla personalidade de Henry Jekyll e Edward Hyde. Para tentar esconder essa natureza violenta, desenvolve um soro que acaba surtindo efeitos catastróficos e dando a Hyde mais poder, tornando-o cruel e ainda mais violento.

Monstro da Lagoa Negra

Uma expedição geológica na Amazônia (é, Brasil!) descobre fósseis que apontam evidência de que houve por um breve período uma ligação entre humanos e criaturas marinhas. O líder da expedição, Dr. Carl Maia ordena que dois de seus assistentes fiquem no acampamento enquanto ele parte para visitar um antigo aluno, o Dr. David Reed que é especializado em Ictologia: estudo dos peixes. Assim que o Dr. Maia deixa o acampamento, um espécime de mesma origem dos fósseis encontrados, curioso com a expedição, decide ir até o acampamento, porém, sua aparição repentina causa pânico nos dois assistentes que o atacam e em resposta, ele os mata. Quando o Dr. Reed e Maia retornam ao acampamento e descobrem os corpos dos assistentes, começam a investigar a causa da morte dos homens enquanto a criatura os observa de longe.

Dando continuidade ao legado a Universal Pictures já selecionou alguns nomes que vão se tornar os novos monstros como Javier Bardem para o Frankenstein, Russel Crowe como Dr. Jekyll, Johnny Depp para o papel do Homem Invisível e Dwayne ‘The Rock’ Johnson que não teve um papel confirmado ainda, mas rumores apontam que ele vá interpretar o Lobisomem. Quanto aos outros, ainda não há informações.

Todos os filmes vão estar conectados através da organização Prodigium, que é liderada pelo Dr. Henry Jekyll, que visa rastrear, estudar e até destruir esses monstros que estão vagando pelo nosso mundo. O governo, obviamente, não faz ideia que tal organização exista e que fará de tudo para impedir que a humanidade tome conhecimento sobre essas criaturas. Supõe-se que em algum momento os monstros vão se unir para lutar contra a organização.

A marca Dark Universe será iniciada pelos criadores Alex Kurtzman, diretor de A Múmia, e pelo produtor Chris Morgan – responsável pelo roteiro de Velozes e Furiosos 8 – o título de maior bilheteria de estreia mundial. Também participam do projeto, os visionários Christopher McQuarrie (da série Missão Impossível e Os Suspeitos) e David Koepp (Guerra dos Mundos, Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros).

O próximo filme da lista é a Noiva do Frankenstein que chega aos cinemas em Abril de 2019 e será dirigido por Bill Condon (A Bela e a Fera), porém, ainda não escalaram a atriz que vai viver a personagem título e nada mais foi falado sobre os outros monstros. Só nos resta aguardar.

Melissa Andrade

Jornalista, Crítica de Cinema há mais de 10 anos, Podcaster, extremamente curiosa, com incontáveis pequenos conhecimentos em diversas áreas e Marvete com orgulho!

One thought on “Vem aí o Dark Universe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *